A gigante chinesa da tecnologia Xiaomi lançou na última quinta-feira (22), em Pequim, seu novo SUV elétrico chamado YU7, mirando o mercado que atualmente é dominado pela Tesla com seu Model Y na China. O objetivo da marca é claro: competir de igual para igual com a montadora de Elon Musk no país onde mais se vendem carros elétricos no mundo.
O destaque do YU7 é a autonomia. Segundo a Xiaomi, o SUV consegue rodar até 760 quilômetros com uma carga completa de bateria, enquanto o Model Y da Tesla faz até 719 quilômetros na melhor versão vendida na China. Para quem se preocupa em não ficar sem bateria na estrada, esse número maior pode fazer diferença na escolha do carro.
Especialistas do banco americano Citibank acreditam que o YU7 vai custar entre 250 mil e 320 mil yuans (de R$ 190 mil a R$ 253 mil, na cotação atual), competindo diretamente com o preço do Model Y, e esperam que o novo SUV da Xiaomi venda até 360 mil unidades por ano quando começar a ser entregue, em julho.
À emissora americana CNBC, o analista do Citigroup Jeff Chung disse que espera que o “YU7 derrube significativamente a fatia de mercado do Model Y da Tesla na China”. Já a consultora Elinor Leung acredita que o novo SUV pode vender até mais do que o SU7, o primeiro carro elétrico lançado pela Xiaomi no ano passado.
O YU7 foi apresentado como um SUV de luxo, com foco em tecnologia e conforto. O preço final será anunciado em julho, quando as vendas começam oficialmente.
Apesar dos avanços, a Xiaomi ainda precisa conquistar a confiança de muitos consumidores. Em abril, por exemplo, a empresa enfrentou problemas após um acidente grave envolvendo seu primeiro carro elétrico, o SU7, que deixou três mortos na China. Depois do ocorrido, as autoridades do país comunista reforçaram a necessidade de cuidados extras com os sistemas de direção dos veículos.